Fundadores
O Pequi com Câmera
O projeto de extensão Pequi com Câmera iniciou suas atividades em março de 2018. Somos uma produtora experimental do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso e contamos com alunos que procedem de diversos cursos (Cinema e Audiovisual, Radialismo, Jornalismo, Ciências Sociais, Engenharia). A produtora atua fazendo vídeos institucionais para organizações dentro e fora da UFMT. Entre eles, destacamos a parceria com o curso de Psicologia da UFMT, a Associação Mato-grossense de Dislexia e o Festival de Cinema Feminino Tudo sobre Mulheres. A partir de 2019, passamos a fazer os nossos próprios trabalhos. Dentre eles, produzimos o Pequi Atualidades, cinejornal realizado por docentes e discentes que visa documentar os alunos em suas práticas, atividades e formas de pensar, apontando para discussões e tendências dos momentos. Três exemplares foram produzidos no segundo ano do projeto. Estrearam na cerimônia de encerramento da 18ª edição da MAUAL - Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina.
Em 2019 iniciamos também o Pequi-crítica, encontros semanais vinculados a Sessão Belo Belo (organizada por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT no Cineclube Coxiponés). Nestes encontros, debatemos as críticas dos alunos, disponíveis neste site, e textos de críticos externos, compondo um repertório de referências obrigatórias para o estudo da crítica ao longo do tempo.
Também passamos a escrever artigos documentando as realizações do projeto, sempre em esquema de coautoria entre docentes e discentes envolvidos no projeto. No primeiro ano, publicamos nos Cadernos Forcine (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual). Outra atividade desenvolvida pelo projeto são os cursos oferecidos pelos próprios alunos. Em 2019 foram oferecidos dois cursos de edição de curta duração ministrados pelos alunos João Pedro Giorgetta Regis e Sophia Lima Cardoso.
Para 2020, o Pequi irá expandir sua área de atuação, abrindo um novo núcleo no Campus da UFMT de Araguaia. O projeto será coordenado pelo Prof. Dr. Gilson Costa, do curso de jornalismo de Barra do Garças, e estará integrado ao NPD – Núcleo de Produção Digital, coordenado por este professor.
Este site, ainda em construção, é uma parceria entre o Pequi com Câmera e a Inforcorp, empresa Júnior do Instituto de Computação da UFMT. Ele foi inteiramente desenvolvido por alunos oriundos dos dois projetos, por meio de reuniões constantes nas quais os alunos estiveram sempre presentes.
A logomarca do Pequi com Câmera foi desenvolvida pela aluna de Radialismo Fernanda Ferreira Cristina Fidelis e a vinheta foi produzida pelo aluno de Radialismo/Cinema e Audiovisual João Pedro Giorgetta Regis.